Sunday, April 17, 2005

Comunicação Corporativa Eficaz

As empresas representam uma das mais complexas organizações que existem na sociedade. As Relações Públicas tem como função, organizar, comunicar e administrar a relação da empresa com o seu público, não deixando que isso prejudique o desenvolvimento. A empresa não tem só como objetivo, a venda (marketing), mas quer conciliar o interesse dela com a do público, criando assim um equilíbrio.
Para que uma empresa tenha um bom relacionamento com o seu público e funcionário, a empresa precisa de uma boa assessoria de comunicação, que são:

Assessoramento: É a principal função de Relações Públicas, pois aconselha, orienta e chega até a convencer, com estratégias que levem ao bom relacionamento entre os públicos. Ele também orienta e educa os funcionários da empresa e a administração da mesma, com relação aos órgãos governamentais, comunicando os plano e projetos da organização.

Pesquisa: Tem como objetivo pesquisar dados e informações para saber a opinião e atitude do público, avaliando assim seus resultados, corrigindo diferenças entre os públicos e a empresa, quando encontradas.

Planejamento: após a pesquisa, é feito o planejamento, para definir públicos e objetivos a serem alcançados, sentindo as necessidades de todos os públicos. Com o planejamento se consegue organizar as ações e esclarecer as dúvidas sobre o que será feito, como será, quando, onde para que e quem. Fazer com que todas as atividades sejam executadas e integradas dentro da mesma.

Execução: tudo o que foi planejado, será executado para que as atividades sejam aceitas. Desde a mais simples função, até a mais importante da empresa.

Coordenação: tem como objetivo integrar os interesses, não de forma isolada, mas com diversos públicos, tendo um só objetivo. A imagem de profissionalismo, seria o reflexo do desenvolvimento harmônico.

Controle: tudo o que foi planejado, é acompanhado e controlado, seja ele um projeto ou um programa, para que saia de acordo com o seu objetivo (planejado), para que garanta o objetivo pretendido e assim evitando o replanejamento. Agindo rapidamente para corrigir erros e falhas de comunicação.
Por estar interessada com o seu público, funcionários e comunidade, a empresa visa proporcionar a melhora da educação, proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida da população. Dá-se o nome de projetos sociais, tais como: creche na comunidade, escola para filhos dos funcionários, cursos profissionalizantes, saneamento básico; visando sempre o crescimento da qualidade de vida da comunidade.
Para o público interno e acionista, a empresa regularmente comunica através de reuniões, relatórios e house organ, os seus investimentos e capital.
Como exemplo, temos a Fundação Bradesco, que foi criada com objetivo de proporcionar educação e profissionalização às crianças, jovens e adultos. Por ter uma boa infra-estrutura e ensino de qualidade, a procura tem sido grande.
A Fundação Bradesco desenvolve a educação infantil, ensino fundamental e médio e ‘telepostos’. Em 1998, a Fundação Bradesco, investiu cerca de R$94.894.000,00 distribuídos entre 97.368 alunos. A empresa investe em todo o país, sendo a região Nordeste a mais concentrada, onde se localizam as áreas mais carentes. A maioria das empresas não fazem o marketing direto em relação aos projetos, mas sempre estamos associando o projeto à empresa, sendo assim o marketing indireto.

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