Sunday, April 17, 2005

Como funciona a Comunicação Integrada

Processo de comunicação integrada
É o processo que integra todas as funções que se relacionam com públicos ou que fazem algum tipo de comunicação como: marketing, relações públicas, publicidade, ombudsman, telemarketing e etc. Entretanto, isso não impede que as funções tenham estratégias próprias, mas no momento da comunicação empresarial, as ações devem estar coordenadas.
A administração da Comunicação e da Imagem Empresarial é feita através de uma gerência interfuncional com responsabilidades de: desenvolver o planejamento estratégico da imagem, por meio de pesquisas, com o objetivo de definir as direções a serem tomadas; gerenciar a comunicação programada, comunicação simbólica, os issues e o sistema de objetivos e operar como brigada de incêndio nos casos de crises da empresa com a opinião pública.

Planejamento estratégico da imagem
Esse planejamento é feito através da centralização das informações e pesquisas, de um check-up organizacional, onde são identificadas as questões que precisam ser administradas e os elementos da identificação institucional que precisam ser harmonizados.

Gerência da comunicação programada
A empresa tem que se relacionar com inúmeros tipos de públicos, independente se ela for grande ou pequena. Entretanto, o importante no processo é a correta identificação desses públicos e a análise de tais, visto cada um ter uma particularidade e uma linguagem própria.
A gerência de comunicação programada tem por objetivos: coordenar a integração dos movimentos táticos e buscar a otimização dos recursos, integrar a comunicação e o marketing institucional e unificar o discurso, ou seja, transmitir a mesma mensagem para todos os públicos, adequada a cada um deles.

Gerência da comunicação simbólica
Tem por objetivo proteger os atributos de imagem da empresa, assegurando a harmonia e impedindo conflitos entre o discurso institucional e os programas.

Issue Manangement ( Gerência de questões)
São fatores como: intervenções do poder público, polêmicas, ações e reações da opinião pública, concorrência e etc., que podem alterar a vida das empresas com impacto, na maioria negativos, nos seus negócios ou na atividade.
São duas as famílias de issues: os relacionados à imagem e os relacionados às questões públicas.

Gerência do sistema de objetivos
Visa estabelecer o sistema de comunicação, analisar feedbacks e medir avanços. Há dois requerimentos importantes no sistema de comunicação integrada sem os quais o conceito não funcionará: a participação deste colegiado do Decision Making Process da Organização e o envolvimento total do Top Management no processo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home